sábado, 2 de outubro de 2010

A TINTA ACRILICA

O acrílico é uma tinta sintética solúvel em água, que pode ser usada em camadas espessas ou finas, permitindo ao artista combinar as técnicas da pintura a óleo e da aguarela. Se você quiser fazer tinta acrílica, você pode misturar tinta guache, com cola branca (PVA).


A tinta acrílica possui uma secagem muito rápida, em oposição à tinta a óleo que chega a demorar meses para secar completamente em trabalhos com camadas espessas, possui um odor menos intenso e não causa tantos danos a saúde por não possuir metais pesados, como o cobalto da pintura a óleo.


É muito práctica, já que não depende de secantes, não é nociva ao pintor e seca rápido, sua matriz cromática é ampla, o que a torna muito popular entre artistas contemporâneos.


Em técnicas mistas, acrílica e óleo ou acrílica e pastel, a tinta acrílica sempre é utilizada primeiro já que as tintas oleosas fixam no acrílico mas o acrílico não fixa nas tintas com vectores oleosos.


A tinta acrílica também é usada para pintura de residências, pode ser aplicado em ambientes internos e externos. É lavável, pode-se remover sujeiras, com auxílio de uma esponja macia e sabão neutro.


Pode dizer-se que a tinta acrílica é a mais versátil de todos os meios de pintura, tanto no caso do pintor principiante como no do mais avançado. Para o principiante a tinta acrílica pode simplificar radicalmente os muitos problemas técnicos que representam outros métodos utilizados para pintar e, no caso do pintor mais capacitado, o acrílico coloca ao seu alcance novos campos.


Os fabricantes de tintas acrílicas utilizam os mesmos pigmentos (cores) que outros fabricantes de tintas. Em geral, são minerais derivados da terra ou produtos químicos.


As tintas, só se diferenciam nos seus fixadores isto é, a substância ou aglutinante que faz com que se mantenham unidos os pigmentos secos em pó. No caso da tinta acrílica o fixador é um plástico criado pelo homem. O pigmento dispersa-se num líquido plástico esbranquiçado que, uma vez seco, se torna perfeitamente claro. Por isso, a tinta acrílica tende a escurecer ao secar.


O solvente do acrílico é a água. Enquanto a tinta está ainda húmida ou molhada, pode dissolver-se ou tirar-se com água mas, quando seca, é possivelmente o tipo de tinta mais difícil de eliminar.

Sem comentários:

Enviar um comentário